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Visualize aqui o Plano Estratégico de 2012 a 2020 ,

de acordo com a Resolução Nº 249, de 14 de março de 2018.

 

Em um mundo de aceleradas transformações, que alcançam as mais diversas áreas, como a tecnológica, a judiciária e a social, novos temas passam a fazer parte das preocupações das pessoas, assim as instituições públicas, para cumprirem suas missões, e até mesmo para sobreviverem, têm de se modernizar.

O planejamento estratégico organizacional é uma valiosa ferramenta para dar respostas aos novos desafios, pois proporciona orientação às ações gerenciais em todos os níveis, estabelece e define objetivos a alcançar, estratégias a serem empreendidas e um rol de ações, programas e projetos conformados à estratégia, diminuindo os riscos de tomada de decisões equivocadas ou ineficientes, iniciativas sem resultados eficazes e desperdícios de recursos, de energia e do tempo de trabalho das pessoas.

As primeiras iniciativas para elaboração do Planejamento na JMU foram suscitadas em 2009, resultando em um primeiro plano. Em 2010, foi criada neste Tribunal uma unidade de Gestão Estratégica e realizada a revisão do plano inicial. O Pleno por meio da Resolução nº 172, de 17 de março de 2010, aprovou o Planejamento Estratégico da JMU para 2010-2014. Em 2011 iniciou-se a revisão do Planejamento Estratégico e à confecção do atual Plano.

Foram definidas premissas básicas que orientariam esse processo: foco no futuro, na legitimidade do Plano, na transferência de inteligência e no alinhamento ao Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional. Foram realizadas apreciações das diferentes metodologias e de diversas consultorias, optando-se pelo Método Grumbach – moderna metodologia de planejamento que emprega cenários prospectivos.

Existem dois diferenciais notáveis no Planejamento em tela: a forma participativa como foi elaborado e o emprego de cenários prospectivos. Foi facultado a todos os magistrados e servidores da JMU participarem desse processo, que dedicaram uma boa parcela de tempo em workshops, palestras, debates, pesquisas e digitações.

Uma vez elaborado o Planejamento Estratégico, há de se executá-lo. Além dos indicadores e metas da sistemática Balanced Scorecard (BSC), alguns outros aspectos mecanismos de acompanhamento, monitoramento e controle estão previstos como forma de superar e apoiar as esperadas dificuldades desta fase.

É importante lembrar que a gestão estratégica abrange a elaboração do planejamento, o acompanhamento e o gerenciamento de sua execução, incluindo – mas não restrito – ao gerenciamento de projetos, a gestão de processos, a estatística e a inteligência estratégica.

Para saber sobre o Planejamento Estratégico da Justiça Militar da União acesse o link: Planejamento Estratégico 2012-2020.

 

 

A RAE ocorre trimestralmente, por convocação do Ministro-Presidente e com participação do Comitê-Gestor Estratégico, momento que serão apreciadas e tomadas decisões acerca da execução:

- do Planejamento Estratégico, de suas iniciativas e metas;
das metas nacionais do Judiciário, estabelecidas sob coordenação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ);
dos projetos acompanhados pelo Escritório Corporativo de Projetos (ECP).

2018

Relatório da 2ª Reunião de Análise da Estratégia de 2018

Relatório da 1ª Reunião de Análise da Estratégia de 2018 

2017

Relatório da 1ª Reunião de Análise da Estratégia de 2017

1ª Reunião de Análise da Estratégia de 2017

2016

1ª Reunião de Análise da Estratégia de 2016

2ª Reunião de Análise da Estratégia de 2016

2015

1ª Reunião de Análise da Estratégia de 2015

2ª Reunião de Análise da Estratégia de 2015

 

De acordo com a  Resolução Nº 242, de 17 de maio de 2017, a composição do Comitê-Gestor Estratégico foi redefinida.

Assim, o Comitê Gestor Estratégico passa a ser composto pelos seguintes membros permanentes:

- Ministro­Presidente;
- Ministro Vice­Presidente;
- Juiz-Auditor Corregedor;
- Diretor-Geral da Secretaria;
- Chefe de Gabinete da Presidência;
- Titulares da Secretaria Judiciária e da Assessoria de Gestão Estratégica.

 

Para saber mais sobre a RAE e a atuação do Comitê Gestor Estratégico, acesse:

Resolução Nº 242, de 17 de maio de 2017 - Altera os artigos 3º, 4º, 5º e 6º da Resolução n° 186, de 24 de outubro de 2012.

Resolução Nº 186, de 24 de outubro de 2012 - Dispõe sobre o Planejamento Estratégico da Justiça Militar da União para o período de 2012 - 2018.

Ato Normativo Nº28, de 14 de dezembro de 2012 - Dispõe sobre o Comitê-Gestor Estratégico, o Gestor de Iniciativa, o Gestor de Meta e a Reunião de Análise da Estratégia previstos no Planejamento Estratégico da Justiça Militar da União 2012 - 2018.

Ato Normativo Nº 06, de 11 de março de 2013 - Dispõe sobre o Gerenciamento de Projetos e o Escritório Corporativo de Projetos na Justiça Militar da União.

 

logo planejamento estrategico

 

No âmbito do Poder Judiciário, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabelece, por meio da Resolução nº 325/2020, que os órgãos do Judiciário devem alinhar seus respectivos planejamentos estratégicos à Estratégia Nacional do Poder Judiciário, com a possibilidade de revisões periódicas. A referida Resolução dispõe, ainda, que os planos estratégicos dos órgãos devem observar o conteúdo temático dos Macrodesafios do Poder Judiciário, bem como contemplar as Metas Nacionais e Iniciativas Estratégicas Nacionais.

Nesse contexto, a JMU iniciou, no segundo semestre de 2019, o trabalho de revisão do Planejamento Estratégico para o período de 2021 a 2026, que contou com a ampla participação de magistrados, gestores e servidores do Superior Tribunal Militar (STM) e das Auditorias da 1ª Instância ao longo das etapas percorridas para a sua construção.

Para a elaboração do Plano, foram realizadas oficinas voltadas à construção dos objetivos estratégicos e dos indicadores de desempenho, bem como à prospecção das iniciativas estratégicas e ao desenho da sistemática de monitoramento e avaliação do planejamento. Além disso, ao longo desse período, foram promovidas diversas reuniões com gestores e servidores do STM com vistas a construir um Plano em sintonia com a realidade gerencial das unidades e com foco nas prioridades estratégicas da Instituição.

Espera-se, portanto, que o Planejamento JMU 2021-2026, aprovado pela Resolução STM nº 289/2020, proporcione uma visão clara de como a estratégia da Instituição se correlaciona com a capacidade de gerar valor à sociedade, por meio do emprego eficiente dos recursos públicos e da prestação jurisdicional de qualidade. Busca-se, ainda, que o Plano JMU seja um instrumento impulsionador de transformações positivas à JMU e represente mais um passo no crescimento institucional.

 

Resolução STM nº 289/2020 - Planejamento Estratégico da JMU.

Ato Normativo STM nº 452/2020 - Sistemática de Monitoramento e Controle do Planejamento Estratégico JMU.

 

Visualize aqui o Planejamento Estratégico 2021-2026

Cronograma

Vídeo - Planeja JMU

Vídeo - Diagnóstico Estratégico

Vídeo - Identidade Organizacional

Vídeo - Objetivos Estratégicos

 

 

Relatório de Execução dos Projetos Estratégicos - 1º SEMESTRE 2021.

Relatório de Execução dos Projetos Estratégicos - 2º SEMESTRE 2021.

 

ATO NORMATIVO Nº 474
Institui a Carteira Permanente de Projetos Estratégicos (CPPE) da Justiça Militar da União.

ATO NORMATIVO Nº 510
Altera o Ato Normativo nº 474, de 14 de maio de 2021, que instituiu a Carteira Permanente de Projetos Estratégicos (CPPE) da Justiça Militar da União.

ATO NORMATIVO Nº 552
Institui a Carteira de Projetos Estratégicos (CPE) da Justiça Militar da União.

ATO NORMATIVO Nº 553
Institui a Cartilha de Gerenciamento de Projetos, no âmbito da Justiça Militar da União.

Cartilha de Gerenciamento de Projetos da JMU