Gestão por Processos

O Projeto Gestão por Processos é uma iniciativa do Superior Tribunal Militar (STM) que tem por objetivo desenvolver ações de transformação da gestão com uma visão fundamentada na revisão e no aprimoramento dos processos organizacionais.

Para sua execução, o STM firmou em setembro de 2017 um termo de cooperação técnica com o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento para Excelência e Transformação da Administração Pública (NEXT) da Universidade de Brasília (UnB), que utilizará uma metodologia colaborativa e terá como prioridade a implementação de ações que assegurem a efetivação das melhorias na instituição ao longo do projeto.

Em uma fase inicial, será realizada uma Avaliação Estratégica para identificação dos principais desafios estratégicos do Tribunal relacionados à atividade finalística e à atividade meio.

O escopo principal do projeto consiste na identificação dos principais processos organizacionais do STM, limitado a 40 processos de trabalho. A partir dessa identificação será criada a cadeia de valor do tribunal e serão priorizados 20 processos, os quais serão objeto de um ciclo de melhoria.

Um dos resultados desse ciclo de melhoria é o redimensionamento da força de trabalho relacionada aos 20 processos críticos redesenhados.

Além disso, será estruturado um escritório de processos que funcionará na estrutura da Seção de Gestão por Processos (PROCE), a qual compõe a Assessoria de Gestão Estratégica (AGEST). A razão do escritório é funcionar como uma consultoria interna para dar suporte ao Tribunal nas ações que serão implementadas com o projeto, bem como nas iniciativas futuras relacionadas à gestão por processos.

Em construção

Em construção

Em construção (REGISTERED)

Mais nesta categoria