Prezado(a)  Credenciado(a),

1. O Plano de Saúde da Justiça Militar da União (PLAS/JMU), vinculado ao Superior Tribunal Militar (STM), informa que, em breve, a emissão de “guias de atendimento e as solicitações de autorização de procedimentos médicos e odontológicos serão realizadas exclusivamente via Internet, diretamente no portal do PLAS/JMU (www.stm.jus.br), com a utilização do Sistema FacPlan, recentemente adquirido pelo Plano.

Orientações acerca da nova sistemática estarão disponíveis nos Manuais de Orientação à Rede Credenciadano endereço: http://www.stm.jus.br/plano-de-saude-plas-jmu, opção “Informações Úteis”.

Abaixo, são apresentadas resumidamente as mudanças a serem implementadas:

PROCEDIMENTO

NOVAS REGRAS

Emissão de “Guias de Atendimento”

e

“Autorização de Procedimentos Médicos e Odontológicos”

Para emissão de “Guias de Atendimento” – Padrão TISS – e solicitação de “autorização de procedimentos”:

Acesse: http://www.stm.jus.br/plano-de-saude-plas-jmu

Opção: Acesso Prestador

Consulte os Manuais de Orientação à Rede Credenciada para maiores informações.

ATENÇÃO:

Procedimentos realizados sem autorização PRÉVIA do PLAS/JMU sujeitam-se a glosas. É vedada a emissão de autorizações retroativas.

Solicitações de autorização:

Devem sempre ser solicitadas PREVIAMENTE à realização do procedimento (o Sistema irá informá-lo automaticamente sobre os procedimentos que necessitam ser previamente autorizados pelo PLAS/JMU).

EXCEÇÃO: no caso de atendimentos de emergência/ urgência com internações imediatas ou nos casos de socorro aos sábados, domingos, feriados ou fora do horário de expediente normal do STM, o prestador deverá providenciar o atendimento do beneficiário do PLAS/JMU e solicitar a autorização no PRIMEIRO DIA ÚTIL SUBSEQUENTE À DATA DO REFERIDO ATENDIMENTO.

Prazos para liberação de autorização:

Procedimentos simples: até 02 (dois) dias úteis

Procedimentos que demandam cotação de OPME: até 07 (sete) dias úteis

Faturamento

Permanece a sistemática de envio de faturas, já adotada pelo PLAS/JMU desde agosto de 2016 (vide Ofício-Circular nº 0314969, de 21/06/2016):

Para envio de faturas para pagamento – sempre  as enviar em formato “xml”:

Acesse: http://www.stm.jus.br/plano-de-saude-plas-jmu

Opção: Acesso Prestador

Consulte os manuais disponíveis no link “Informações Úteis”.

Carteiras de Beneficiário

No novo layout das carteiras de identificação de beneficiário do PLAS/JMU não consta mais a data de validade das mesmas. Assim sendo, a elegibilidade dos beneficiários será, portanto, verificada quando do lançamento das “Guias de Atendimento”, realizado por meio do “Acesso Prestador” no portal PLAS/JMU.

2.Em função do novo Sistema FacPlan utilizado pelo PLAS/JMU ser disponibilizado via web, é necessário que os prestadores possuam pelo menos um computador com acesso à Internet e os navegadores Chrome, Firefox ou IE10 (ou superior) devidamente instalados.

3.A nova sistemática irá proporcionar maior agilidade na liberação de procedimentos, incremento na segurança e uma maior economia de recursos.

4.O PLAS/JMU conta, mais uma vez, com a sua parceria nesta nova fase. Estamos à disposição para maiores esclarecimentos pelos telefones e e-mails abaixo relacionados:

Seção de Atendimento/Autorizações (SEGEP)

(61) 3313-9193

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Seção de Credenciamento (SECRE)

(61) 3313-9319

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Seção de Faturamento (SEGER)

(61) 3313-9243

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

 

 

Atenciosamente,

SECRETARIA EXECUTIVA DO PLAS/JMU (SECEX)

 

Uma pesquisa divulgada na semana passada pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) demonstra as dificuldades que o idoso enfrenta para conseguir atendimento médico na rede privada. Das 20 maiores operadoras de planos de saúde que atuam em São Paulo, apenas oito vendem planos individuais para quem tem mais de 60 anos.
 
Cinco submetem os interessados a exames médicos. A prática é chamada de "entrevista qualificada", um eufemismo para disfarçar um fato: o idoso não é bem-vindo. Para o Idec, o exame prévio é ilegal. Ele é um desrespeito ao artigo 52 da Constituição, que preserva a intimidade do cidadão. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) permite a prática da entrevista qualificada, mas o consumidor tem o direito de escolher se quer passar pelo exame.O idoso custa mais às operadoras, por precisar de mais cuidados. Mas paga mensalidade mais alta. O problema nas contas das operadoras não é causado por essa faixa etária. Nos últimos cinco anos, a despesa do setor cresceu mais que a receita por outros motivos - entre eles o número excessivo de pedidos desnecessários de exames, tratamentos e cirurgias. Os planos de saúde pagam os hospitais segundo um modelo de remuneração equivocado. O modelo estimula o uso sem critério de material e medicamento e a cobrança de valores excessivos por serviços. Para conter o problema, as operadoras mantêm auditores nos hospitais. Essa fiscalização em si representa outro gasto adicional. As entidades representativas de hospitais e convênios dizem defender a mudança do sistema, mas não chegam a um acordo. Na transição para um novo modelo, nenhum dos lados quer reduzir suas margens de lucro. Em vez de impor restrições ao cliente, as empresas deveriam consertar os ralos por onde escorre o dinheiro. O mercado da saúde privada precisa de um choque de transparência e bom-senso.
 
Fonte: Revista Época - dia 18/08/2014

Aeronave de resgate saúde do plano Amil

O Plano de Saúde da Justiça Militar da União (PLAS/JMU) traz importantes informações aos seus beneficiários.

Um delas trata do credenciamento com a Unimed Norte-Nordeste, o qual permanece em vigor, com exceção do Distrito Federal.

Já o atendimento dos beneficiários pela AMIL está autorizado em todo o território nacional, inclusive no Distrito Federal. É solicitado aos beneficiários que priorizem a utilização da rede credenciada direta do Plano, utilizando-se para tal da carteira azul do PLAS/JMU. 

O uso da Unimed Norte-Nordeste e da AMIL gera maiores custos tanto para o beneficiário quanto para o Plano de Saúde, pois essas operadoras cobram a taxa de administração, prevista nos respectivos termos de credenciamento, o que acaba impactanto no custeio final pago pelo beneficiário. 

Com relação à AMIL, o PLAS/JMU informa que as carteiras da operadora já estão sendo enviadas para todos os beneficiários.

Meios eletrônicos para facilitar a vida do usuário

Para facilitar, a AMIL possui um aplicativo de celular, gratuito, que poderá ser baixado por quem desejar, para facilitar a utilização dos serviços. Através do aplicativo é possível ter acesso à “carteira virtual” da Operadora, além de se poder fazer o agendamento de consultas e exames, junto à rede credenciada. 

Além disso, o Plano de Saúde também informa que, com a recente implantação do SEI (Sistema Eletrônico de Informações) na JMU, todas as solicitações de autorizações prévias deverão ser encaminhadas ao PLAS/JMU pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou via SEI e, não mais, entregues diretamente nas instalações da SECEX. 

Assim, para que se tenha o sigilo necessário na solicitação de autorização prévia, o beneficiário, ao enviar a solicitação, deverá informar o e-mail para onde ele deseja que seja enviada a autorização que for concedida. No caso de utilização do SEI, é importante que a documentação tramite sempre no nível de acesso restrito.

Para as autorizações prévias, os seguintes prazos deverão ser observados: 

- 07 (sete) dias úteis nos casos de cirurgias que utilizem OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais); 

- 02 (dois) dias úteis nos demais casos. 

Em caso de dúvidas, entre em contato com o PLAS/JMU nos ramais 680 ou 394, para mais esclarecimentos. 

Já está em funcionamento o novo sistema informatizado do PLAS/JMU. O novo sistema irá proporcionar a otimização da comunicação com os beneficiários e com a rede credenciada, além de agilizar o fluxo e os processos de trabalho na Secretaria Executiva do Plano de Saúde (Secex).

O processo de implantação do Sistema Facplan teve início em 2015, sob a liderança das equipes da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditin) e da Secex. A antiga ferramenta estava em funcionamento desde 2000.

Entre as principais inovações, destaca-se a maior agilidade no processo de autorização de procedimentos. A partir da implantação definitiva da nova funcionalidade, que deverá ocorrer ainda este ano, as autorizações serão encaminhadas pelas clínicas credenciadas ao STM, via sistema e sem a necessidade de intervenção do beneficiário.

A consulta à rede credenciada também ganhou cara nova e passou a contar com mais recursos. Além de terem sido adicionados novos campos de pesquisa, o usuário poderá visualizar mapas com as rotas para os endereços desejados. 

Fase de transição

Até o novo sistema estar completamente implantado, os extratos referentes ao período até o mês de julho de 2016 ainda serão acessados pela antiga plataforma. Os extratos do período a partir de agosto deste ano já podem ser consultados pelo novo dispositivo.

Devido ao processo de transição, a Secex alerta que poderão surgir inconsistências na apresentação dos dados, o que deverá ser informado por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Outra informação importante é que, a partir do novo sistema, o beneficiário com pendências na documentação não conseguirá ser atendido, pois haverá o bloqueio do cadastro de forma automática.

Para evitar esse tipo de problema, o PLAS/JMU solicita aos beneficiários que têm como dependentes filhos ou enteados, com idade entre 21 e 24 anos, que encaminhem à Secex, até o dia 31 de agosto, a prova de frequência da instituição de ensino em que eles estão matriculados.

Já os beneficiários que possuem dependentes na categoria especial deverão enviar a declaração de dependência econômica anualmente. 

O Plano de Saúde da JMU (PLAS/JMU) comunica a suspensão temporária dos Editais nºs 03 e 04, de fevereiro de 2014, para novos credenciamentos, no âmbito do Distrito Federal, cujos objetos são as prestações de serviços de assistência odontológica e de serviços de assistência médico-hospitalar aos beneficiários do PLAS/JMU.

A medida valerá para o período de 7 de junho de 2017 a 31 de janeiro de 2018. O PLAS/JMU informa, ainda, que a suspensão não acarretará prejuízo ao interesse administrativo, às propostas já recebidas e em processamento, bem como aos prestadores já credenciados.

Notícias
  • Expediente

    Juiz Federal da Justiça Militar
    WENDELL PETRACHIM ARAUJO

     

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