Brasília, 27 de setembro de 2011 - O Superior Tribunal Militar (STM) deu início, nesta terça-feira, ao Projeto de Gestão Documental Administrativa Eletrônica (GDA-e), que integra o Programa de Modernização da Justiça Militar da União (JMU).

O presidente da Corte Castrense, ministro Alvaro Luiz Pinto, e o diretor do Centro de Análises de Sistemas Navais (Casnav), contra-almirante Antonio Reginaldo Pontes Lima Junior, assinaram termo de cooperação técnica para prestação de serviço de elaboração e implantação da gestão documental na JMU, que é a primeira fase do projeto.

“É chegada a hora de colocar o Tribunal nesse projeto fundamental, para nossas aspirações de gerenciamento da Justiça Militar da União. Espero que em um ano e meio possamos abandonar o papel e usar apenas a tela do computador”, declarou o ministro- presidente do STM durante a solenidade de assinatura.

Ministro Alvaro ressaltou que o GDA-e, juntamente com o sistema de processo judicial eletrônico, são metas prioritárias para os próximos anos. “Vamos persegui-las até o final. Digo ‘nós’ porque se trata de um desafio que devemos abraçar juntos, coletivamente, para haver um salto de qualidade no serviço oferecido pelo Tribunal à Justiça como um todo e à sociedade”, afirmou o presidente.

O diretor do Casnav disse estar orgulhoso da missão confiada ao Centro: “Teremos muito trabalho, mas é importante contribuir com a racionalidade na gestão do STM”. De acordo com Antonio Reginaldo Pontes Lima Junior, o termo de referência deve ser entregue em um ano. Tal documento estabelecerá os requisitos técnicos para o desenvolvimento de ferramenta de gerenciamento documental eletrônico, que constituirá a segunda fase do projeto.

Metodologia

A implantação do projeto de gestão documental seguirá metodologia própria e será conduzido em etapas: diagnóstico; análise funcional; identificação das tipologias documentais produzidas e mapeamento do trâmite dos documentos; avaliação dos tipos documentais; e implementação de Política de Gestão Documental.

Para fazer o diagnóstico e a implementação de todas as etapas, serão realizadas visitas ao STM e às Auditorias Militares sediadas em Brasília e no Rio de Janeiro. Esses são os locais que receberão o projeto inicialmente. As atividades serão desempenhadas pela equipe do Casnav em conjunto com o grupo de trabalho do STM, a ser constituído.

Atualmente, a falta de prática de gestão documental acarreta dificuldades na rotina de documentação da JMU. Em levantamento técnico realizado pelo próprio STM - que motivou o trabalho -, foram constatados os seguintes problemas: morosidade na recuperação e disseminação de informações, irracionalidade na tramitação de expedientes, possibilidade de extravio, além de descarte e guarda incorretos de documentos e proliferação indiscriminada de papéis.

A implantação do GDA-e possibilitará o total alcance da Meta nº 8 do Judiciário, que é específica para a Justiça Militar, e que tem por objetivo final a implementação do processo administrativo eletrônico.

Programa de Modernização da JMU

Além da implantação do Projeto de Gestão Documental Administrativa Eletrônica (GDA-e), mais dois projetos já iniciados no STM foram qualificados como prioritários e estratégicos: o do Processo Judicial Eletrônico (PJ-e) e o de Modelagem e Mapeamento de Processos.

Todos os projetos que compõem o Programa de Modernização visam tornar a JMU mais eficiente, transparente, célere e moderna.


Notícias
  • Expediente

    1ª Auditoria 11ª CJM

    Juíza Federal da Justiça Militar
    FLÁVIA XIMENES AGUIAR DE SOUSA

    Juiz Federal Substituto da Justiça Militar
    CRISTIANO ALENCAR PAIM

    Horário de funcionamento
    12h às 19h

    Endereço
    Setor de Autarquias Sul, Quadra 03, Lote 3A, Asa Sul, Brasília/DF.

    Telefones
    (61) 3433-7649, (61) 3433-7610, (61) 3433-7603, (61) 3433-7615



    2ª Auditoria da 11ª CJM
    Juiz Federal da Justiça Militar
    FREDERICO MAGNO DE MELO VERAS

    Juiz Federal Substituto da Justiça Militar
    ALEXANDRE AUGUSTO QUINTAS

    Horário de funcionamento
    12h às 19h

    Endereço
    Setor de Autarquias Sul, Quadra 03, Lote 3A, Asa Sul, Brasília/DF.

    Telefones
    (61) 3433-7630, (61) 3433-7631, (61) 3433-7659, (61) 3433-7624

     

    Diretoria do Foro da 11ª CJM 

    Endereço
    Setor de Autarquias Sul, Quadra 03, Lote 3A, Asa Sul, Brasília/DF.

    Distribuição
    (61) 3433-7665

    Protocolo-Geral:
    (61) 3433-7635

    Telefax Protocolo-Geral:
    (61) 3433-7619