Brasília, 21 de junho – Cerca de 100 magistrados, entre juízes militares estaduais e da União de todo o Brasil, estão reunidos hoje na Escola da Magistratura Federal (ESMAF) da 1ª Região para discutir alterações no Código Penal Militar (CPM) e Código de Processo Penal Militar (CPPM).

O 1º Encontro Nacional da Justiça Militar precede o VIII Encontro de Magistrados da Justiça Militar da União, que acontece de 22 a 24 de junho, no Superior Tribunal Militar (STM).

Participaram da mesa de abertura o vice-presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto, o presidente do STM, ministro Carlos Alberto Marques Soares, o corregedor nacional de Justiça, Gilson Dipp, e o conselheiro do CNJ Paulo Tamburini. Além dos juízes militares, o público foi composto por ministros e diretores do STM, além de comandantes das Forças Armadas.

Ao abrir o dia de atividades, o ministro Ayres Britto destacou o caráter histórico do evento que reuniu magistrados dos dois ramos da Justiça Militar: a da União, com competência para julgar crimes militares cometidos por membros das Forças Armadas e a dos Estados, que julga policiais militares e bombeiros. “É uma iniciativa louvável, pois a Justiça Militar tem muito a nos ensinar”, afirmou o ministro.

“O juiz militar é desafiado a descobrir o caminho do meio entre os reclames constitucionais para a humanização da pena e a preservação das características especiais da Forças Armadas, que se baseiam na hierarquia e da disciplina”, ponderou Ayres Britto. O magistrado lembrou que a dinâmica social baseia-se na dualidade e que também a jurisprudência está diante de dois movimentos opostos: a estabilidade institucional e o confronto com o novo.

O presidente do STM, ministro Carlos Alberto Marques Soares, ressaltou que a convocação de um encontro para discutir questões da legislação penal militar é uma demanda antiga. “O CPM e o CPPM têm suscitado, desde 1969, inúmeras teses e conceitos”, afirmou o ministro. “Com esta reunião e a comissão criada no STM para tratar das alterações dos Códigos, esperamos encaminhar em breve um proposta a ser analisada pelo Congresso Nacional.”

Um dos idealizadores da iniciativa, o conselheiro do CNJ Paulo Tamburini acredita que sairão do encontro “metas de ação conjunta tendo em vista o trabalho em rede por parte dos magistrados”. Uma das propostas apresentadas pelo conselheiro é a realização de encontros periódicos entre os magistrados. “É um espaço para os juízes falarem de suas necessidades e a oportunidade de divulgar o relevante trabalho desempenhado por essa justiça especializada”, afirmou Tamburini

À tarde os magistrados dividiram-se em quatro grupos de trabalho com o objetivo de debater mudanças no Código Penal Militar (CPM) e Código de Processo Penal Militar (CPPM). Os resultados serão encaminhados à ministra do STM Maria Elizabeth Rocha, presidente da comissão de estudos sobre o tema.  “Os Códigos possuem várias posições vanguardistas em consonância com a Constituição de 1988. Por outro lado, temos questões que precisam ser atualizadas e existem no Congresso Nacional várias proposições sobrestadas.”


Notícias
  • Expediente

    1ª Auditoria 11ª CJM

    Juíza Federal da Justiça Militar
    FLÁVIA XIMENES AGUIAR DE SOUSA

    Juiz Federal Substituto da Justiça Militar
    CRISTIANO ALENCAR PAIM

    Horário de funcionamento
    12h às 19h

    Endereço
    Setor de Autarquias Sul, Quadra 03, Lote 3A, Asa Sul, Brasília/DF.

    Telefones
    (61) 3433-7649, (61) 3433-7610, (61) 3433-7603, (61) 3433-7615



    2ª Auditoria da 11ª CJM
    Juiz Federal da Justiça Militar
    FREDERICO MAGNO DE MELO VERAS

    Juiz Federal Substituto da Justiça Militar
    ALEXANDRE AUGUSTO QUINTAS

    Horário de funcionamento
    12h às 19h

    Endereço
    Setor de Autarquias Sul, Quadra 03, Lote 3A, Asa Sul, Brasília/DF.

    Telefones
    (61) 3433-7630, (61) 3433-7631, (61) 3433-7659, (61) 3433-7624

     

    Diretoria do Foro da 11ª CJM 

    Endereço
    Setor de Autarquias Sul, Quadra 03, Lote 3A, Asa Sul, Brasília/DF.

    Distribuição
    (61) 3433-7665

    Protocolo-Geral:
    (61) 3433-7635

    Telefax Protocolo-Geral:
    (61) 3433-7619