Brasília, 21 de novembro de 2012 - Discutir a atuação da Justiça Militar da União no novo cenário internacional; apresentar subsídios ao anteprojeto de Emenda Constitucional que amplia a competência da Justiça Castrense a ser discutido pelo Congresso Nacional brasileiro; debater com especialistas e doutrinadores o Direito Penal Militar e o Direito Processual Penal Militar, e promover a troca de experiências entre diversas cortes militares no mundo.

Com estes objetivos, o Superior Tribunal Militar (STM) vai realizar entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, o “X Seminário de Direito Militar”, sob a coordenação da ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha e da juíza-auditora da Auditoria Militar de Brasília, Zilah Maria Callado Fadul Petersen.

O evento tem o propósito de fomentar o debate entre o grande público acadêmico e  especialistas acerca de decisões e jurisprudências proferidas por cortes estrangeiras, aplicáveis à realidade nacional, e vice-versa.

Participam do evento ministros do STM, membros do Ministério Público Militar (MPM), da Defensoria Pública da União (DPU), juristas de renome nacional e representantes das cortes militares do Canadá, Alemanha, França, Grécia, Estados Unidos, Peru, Portugal e Chile, além de interessados previamente inscritos.

Serão ao todo 26 palestras e painéis com renomados especialistas da atualidade. Dentre os diversos temas a serem debatidos estão: “as transformações do Direito Constitucional; a redução da maioridade penal; a transparência nas Cortes Marciais Militares; a proteção dos direitos humanos nas cortes militares; a jurisdição penal militar entre os países participantes; o civil na jurisdição penal militar brasileira”.

Como parte do intercâmbio entre os palestrantes, haverá exposições de ministros do STM sobre a atuação da mais antiga Justiça do país e os desafios que enfrenta rumo a uma atuação mais célere e eficiente.

Consulte a programação completa no endereço: http://www.seminariodedireitomilitar.com.br/


Notícias
  • Sustentabilidade em Ação na 8ª CJM
    24/04/2025 Sustentabilidade em Ação na 8ª CJM
    A Auditoria da 8ª Circunscrição Judiciária Militar deu mais um passo em direção a práticas mais sustentáveis. Com foco na preservação do meio ambiente e na redução do uso de copos plásticos descartáveis, foram distribuídas…
    Leia +
  • Expediente

    Juiz Federal da Justiça Militar
    JOSÉ MAURÍCIO PINHEIRO DE OLIVEIRA

    Juiz Federal Substituto da Justiça Militar
    LUIZ OCTAVIO RABELO NETO

    Horário de funcionamento
    2ª a 5ª de 11h às 18h e 6ª de 08h às 15h

     

    Endereço
    Av. Governador José Malcher, 611 - Nazaré
    66040-282 - Belém - PA 

    Telefones
    (91) 3039-2700 / 3039-2701 - Recepção
    (91) 3039-2709 / 3039-2710 - Cartório
    (91) 3039-2705 / 3039-2706 - Setor Administrativo