A digitalização dos arquivos é um dos principais projetos da presidente Maria Elizabeth Rocha à frente do tribunal, o que propiciará o acesso mais célere e detalhado da população à história do país, contribuindo para a maior visibilidade e transparência da JMU.

O Superior Tribunal Militar deu um passo importante para a digitalização de seus processos históricos: uma parceria foi firmada com o Arquivo Nacional e será oficializada por meio da assinatura de um Termo de Cooperação entre os dois órgãos. A digitalização dos arquivos é um dos principais projetos da presidente Maria Elizabeth Rocha à frente do tribunal.

“O nosso ponto de partida é o resguardo da memória nacional, considerando que o STM tem sob sua responsabilidade a guarda de documentos de valor científico, cultural e histórico relevantes para o desenvolvimento de pesquisas e preservação da memória social e institucional. A digitalização vai propiciar a integração de todos os processos importantes de parte da história do Brasil para consulta pública”, ressaltou a magistrada.

O diretor-geral do Arquivo Nacional, Jaime Antunes da Silva, em reunião no STM nesta quinta-feira (10), relatou a experiência do órgão na digitalização de processos do acervo do Arquivo Nacional. Ele citou que somente para a Comissão Nacional da Verdade, foram digitalizados 12 milhões de páginas.

A Justiça Militar da União tem 206 anos de existência e guarda arquivos de momentos importantes da história nacional dos períodos do Brasil colônia, império e república, tais como a Confederação do Equador, Guerra de Canudos, Segunda Guerra Mundial e Regime Militar. A digitalização desses arquivos propiciará o acesso mais célere e detalhado da população à história do país, contribuindo para a maior visibilidade e transparência da JMU.


Notícias
  • Expediente

    Diretoria do Foro

    Horário de atendimento ao Público
    2ª a 6ª das 12h às 18h

    Horário de funcionamento
    2ª a 6ª das 12h às 19h

    Telefone
    (11) 3372-7700

    Endereço
    Avenida Cásper Líbero, 88, 1º andar - Centro
    01033-000 - São Paulo - SP

     


    1ª Auditoria da 2ª CJM

    Juiz Federal da Justiça Militar
    RICARDO VERGUEIRO FIGUEIREDO

    Juiz Federal Substituto da Justiça Militar
    HUGO MAGALHÃES GAIOSO

     

    Endereço
    Avenida Cásper Líbero, 88, 4º andar - Centro
    01033-000 - São Paulo - SP

     


    2ª Auditoria da 2ª CJM

    Juíza Federal da Justiça Militar
    VERA LÚCIA DA SILVA CONCEIÇÃO

    Juiz Federal Substituto da Justiça Militar
    VITOR DE LUCA

      

    Endereço
    Avenida Cásper Líbero, 88, 6º andar - Centro
    01033-000 - São Paulo - SP