Brasília, 21 de maio de 2013 - Os áudios das palestras do primeiro dia do Seminário Sul e Norte-Americano de Direito Constitucional e Militar já estão disponíveis no canal oficial do Superior Tribunal Militar no Youtube.

Ouça aqui.

Na palestra de abertura do Seminário Sul e Norte-Americano de Direito Constitucional e Militar, nesta segunda-feira (20), o professor e jurista Paulo Bonavides falou sobre a Constituição Brasileira do Império e as Nascentes do Constitucionalismo na América Portuguesa.

O segundo palestrante do dia de debates sobre Direito Constitucional e Militar foi Ricardo Rabinovich-Berkman. O professor fez uma reflexão sobre a história da guerra, citando exemplos da sua ocorrência em vários povos.

A aplicação do Direito ao caso concreto e os direitos fundamentais foram alguns dos temas da palestra do juiz do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, Fernando Armando Ribeiro, na primeira tarde do Seminário Sul e Norte-Americano de Direito Constitucional e Militar.

O especialista em Direito Público Fundamental Javier Salcedo falou sobre o conflito interno na Colômbia, que já dura 60 anos. O professor também destacou as tensões existentes entre os grupos de direitos humanos e o Estado em sua atuação de combate à guerrilha.

O presidente do TRF da 3ª Região, Newton de Lucca, participou do Seminário promovido pelo STM e MPM sobre o Direito Constitucional e Militar na América do Sul. A sua fala abrangeu a história e evolução da defesa do consumidor no Mundo e no Brasil, um dos poucos países a tratar o tema como matéria constitucional.

O primeiro dia do Seminário Sul e Norte-Americano de Direito Constitucional e Militar foi encerrado com a palestra do professor Diego Dolabjian, da Argentina. Entre os assuntos abordados, destacam-se o exercício dos direitos humanos na América do Sul e a anistia para os crimes de lesa humanidade.


Notícias
  • Expediente

    1ª Auditoria 11ª CJM

    Juíza Federal da Justiça Militar
    FLÁVIA XIMENES AGUIAR DE SOUSA

    Juiz Federal Substituto da Justiça Militar
    CRISTIANO ALENCAR PAIM

    Horário de funcionamento
    12h às 19h

    Endereço
    Setor de Autarquias Sul, Quadra 03, Lote 3A, Asa Sul, Brasília/DF.

    Telefones
    (61) 3433-7649, (61) 3433-7610, (61) 3433-7603, (61) 3433-7615



    2ª Auditoria da 11ª CJM
    Juiz Federal da Justiça Militar
    FREDERICO MAGNO DE MELO VERAS

    Juiz Federal Substituto da Justiça Militar
    ALEXANDRE AUGUSTO QUINTAS

    Horário de funcionamento
    12h às 19h

    Endereço
    Setor de Autarquias Sul, Quadra 03, Lote 3A, Asa Sul, Brasília/DF.

    Telefones
    (61) 3433-7630, (61) 3433-7631, (61) 3433-7659, (61) 3433-7624

     

    Diretoria do Foro da 11ª CJM 

    Endereço
    Setor de Autarquias Sul, Quadra 03, Lote 3A, Asa Sul, Brasília/DF.

    Distribuição
    (61) 3433-7665

    Protocolo-Geral:
    (61) 3433-7635

    Telefax Protocolo-Geral:
    (61) 3433-7619