Brasília, 18 de julho de 2012 - O Superior Tribunal Militar (STM) desenvolve, desde o ano passado, um programa de modernização da Justiça Militar da União com a implementação do projeto de gestão eletrônica de processos administrativos e do processo judicial eletrônico. Em maio deste ano, o assessor de gestão estratégica do STM, Aloysio Pinto, apresentou as iniciativas do Tribunal no I Encontro Nacional sobre Processo Judicial Eletrônico (PJe) realizado pelo Conselho Nacional de Justiça.

O programa de modernização da JMU visa atender as meta 8 e 19 do Judiciário. Atualmente, os trabalhos de modernização são realizados no âmbito do projeto de Gestão Eletrônica de Processos, Documentos, Arquivos e Informação (Gedai). O projeto é desenvolvido sob a consultoria do Centro de Análise de Sistemas Navais (Casnav). A coordenação das atividades está a cargo de uma comissão presidida pelo ministro do Superior Tribunal Militar, Artur Vidigal, pelo ministro Nicácio Silva e pelas áreas técnicas da Justiça Militar da União, como Gestão Estratégica, Secretaria Judiciária, Documentação, Correição e Tecnologia da Informação.

Todos os documentos utilizados administrativamente pela Justiça Militar já foram mapeados. Atualmente, os documentos que compõem os processos judiciais passam pela fase de mapeamento. Após a conclusão do Gedai, ainda este ano, a etapa de automatização se iniciará com a escolha de um software que tornará possível o acompanhamento dos processos eletrônicos por magistrados, servidores, advogados, jurisdicionados e sociedade.

Primeira instância envolvida

No fim de junho, servidores da Auditoria Militar de São Paulo (2ª CJM), da Auditoria de Brasília (11ª CJM) e da Auditoria de Correição reuniram-se na capital federal para discutir questões relacionadas à segunda etapa do Gedai que consiste em ajustar a lista de tipologias documentais criada recentemente para a primeira instância. Essas Auditorias são responsáveis pela produção do Plano de Classificação Documental da JMU, instrumento que será utilizado para a gestão documental de todas as demais unidades da Justiça Militar da União.

Na avaliação do grupo, os resultados alcançados até o momento superaram as expectativas iniciais e apontaram a troca de experiências nas Auditorias como um fator que tem contribuído para o sucesso do projeto. A unificação dos procedimentos é considerado pelos participantes como um aspecto que facilitará a comunicação entre as unidades de todo o Brasil e trará agilidade para as atividades da primeira instância.

Na opinião da diretora da Diretoria de Documentação e Divulgação (Didoc) e uma das coordenadoras do projeto, Maria das Graças Marques, a gestão documental foi eleita como um primeiro passo antes da implantação de um sistema automatizado. “Dessa forma, primeiro conhecemos a lógica de determinado procedimento, para depois automatizá-lo”, afirmou a diretora.


Notícias
  • Expediente

    1ª Auditoria 11ª CJM

    Juíza Federal da Justiça Militar
    FLÁVIA XIMENES AGUIAR DE SOUSA

    Juiz Federal Substituto da Justiça Militar
    CRISTIANO ALENCAR PAIM

    Horário de funcionamento
    12h às 19h

    Endereço
    Setor de Autarquias Sul, Quadra 03, Lote 3A, Asa Sul, Brasília/DF.

    Telefones
    (61) 3433-7649, (61) 3433-7610, (61) 3433-7603, (61) 3433-7615



    2ª Auditoria da 11ª CJM
    Juiz Federal da Justiça Militar
    FREDERICO MAGNO DE MELO VERAS

    Juiz Federal Substituto da Justiça Militar
    ALEXANDRE AUGUSTO QUINTAS

    Horário de funcionamento
    12h às 19h

    Endereço
    Setor de Autarquias Sul, Quadra 03, Lote 3A, Asa Sul, Brasília/DF.

    Telefones
    (61) 3433-7630, (61) 3433-7631, (61) 3433-7659, (61) 3433-7624

     

    Diretoria do Foro da 11ª CJM 

    Endereço
    Setor de Autarquias Sul, Quadra 03, Lote 3A, Asa Sul, Brasília/DF.

    Distribuição
    (61) 3433-7665

    Protocolo-Geral:
    (61) 3433-7635

    Telefax Protocolo-Geral:
    (61) 3433-7619