Brasília, 16 de setembro de 2010 - Ampliação de conhecimentos sobre as atividades desenvolvidas pelo Brasil nas esferas governamentais haitianas e a importância das Forças Armadas na obtenção de um ambiente seguro e estável. Este é o objetivo da viagem da comitiva do Superior Tribunal Militar para o Haiti, que ocorrerá entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro deste ano.

Como preparação para a viagem, foi proferida uma palestra de ambientação no Auditório do Tribunal, na última quarta-feira (15).

Ministrada pelo oficial coordenador da viagem, o chefe da Seção de Logística e Operações de Paz do Estado Maior de Defesa, Capitão de Mar de Guerra, Júlio Cezar Theodoro, a palestra teve a finalidade de levar aos integrantes da comitiva conhecimentos sobre os principais aspectos do Haiti, o contingente brasileiro das forças de paz e as medidas administrativas para a viagem.

Segundo o comandante Júlio Cezar, a viagem vai prover de informações os membros da Justiça Militar a respeito da atuação das Forças Armadas e da importância da presença brasileira no país visitado. "Isto será mostrado tanto pelo comandante do componente militar como pela opinião do primeiro-ministro haitiano, e também pela Corte Suprema de lá, que irá receber a comitiva do STM", explica. Além disso, será mostrado o que está acontecendo no Haiti e de que forma o Tribunal pode ajudar.

O coordenador da viagem, que trabalha na área há cerca de quatro anos e que esteve no país mais de três vezes, conta que o Brasil participa de toda a reconstrução do Haiti. "Não só do componente militar, mas também de manter o ambiente seguro e estável. Não é só uma reconstrução, é uma refundação do Estado", afirma Júlio Cezar, ressaltando a importância da visita do STM. "No futuro, o Tribunal poderá vir a ser o órgão de assessoria da reconstrução do Judiciário militar no Haiti."

O STM será representado pelos ministros, Alvaro, Artur Vidigal e Olympio. Além deste, o Diretor-Geral, Dr. Moisés , o juiz-auditor corregedor Alceu Alves e o Secretário de Segurança, Fernando  Barcellos, também comporão a comitiva.Para que a viagem fosse possível, o Superior Tribunal Militar e o Ministério da Defesa mostraram interesse em formar a comitiva. "O ministro Cerqueira foi o elo entre nós e o STM", conta Júlio Cezar. "Tanto o STM já havia externado um sentimento de que, se tivesse oportunidade, gostaria de ir, como o Ministério da Defesa, que havia pensado em convidar." Após a palestra de ambientação, os integrantes da comitiva se dirigiram à Seção de Serviço Médico (Semed) para tomar as vacinas necessárias para a viagem.


Notícias
  • Expediente

    1ª Auditoria 11ª CJM

    Juíza Federal da Justiça Militar
    FLÁVIA XIMENES AGUIAR DE SOUSA

    Juiz Federal Substituto da Justiça Militar
    CRISTIANO ALENCAR PAIM

    Horário de funcionamento
    12h às 19h

    Endereço
    Setor de Autarquias Sul, Quadra 03, Lote 3A, Asa Sul, Brasília/DF.

    Telefones
    (61) 3433-7649, (61) 3433-7610, (61) 3433-7603, (61) 3433-7615



    2ª Auditoria da 11ª CJM
    Juiz Federal da Justiça Militar
    FREDERICO MAGNO DE MELO VERAS

    Juiz Federal Substituto da Justiça Militar
    ALEXANDRE AUGUSTO QUINTAS

    Horário de funcionamento
    12h às 19h

    Endereço
    Setor de Autarquias Sul, Quadra 03, Lote 3A, Asa Sul, Brasília/DF.

    Telefones
    (61) 3433-7630, (61) 3433-7631, (61) 3433-7659, (61) 3433-7624

     

    Diretoria do Foro da 11ª CJM 

    Endereço
    Setor de Autarquias Sul, Quadra 03, Lote 3A, Asa Sul, Brasília/DF.

    Distribuição
    (61) 3433-7665

    Protocolo-Geral:
    (61) 3433-7635

    Telefax Protocolo-Geral:
    (61) 3433-7619