O Sistema de Banco de Dados de Mandados de Prisão obedece à Resolução do Conselho Nacional de Justiça. Já o Sistema virtual Pauta Auditoria otimiza o trabalho dos cartórios na primeira instância e permite a economia de tempo e recursos materiais.

A Justiça Militar da União deu um importante passo rumo à modernização da atividade judicante, objetivo presente no Planejamento Estratégico 2012-2018. Dois projetos foram apresentados hoje em Plenário a ministros e gestores do STM: o Sistema de Banco de Dados de Mandados de Prisão e o Sistema Pauta Auditoria.

Os dois sistemas foram desenvolvidos pela Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditin) e a apresentação foi conduzida pelo diretor Elifas Chaves Gurgel do Amaral.

O primeiro projeto - Banco de Dados de Mandados de Prisão (BDMP) – permite aos magistrados o envio das informações de mandados de prisão expedidos pela JMU para uma base central no Conselho Nacional de Justiça. O sistema, aliás, atende a uma determinação do próprio CNJ, presente na Resolução 137, de 13 de julho de 2011.

O sistema já está em uso desde o dia 13 e pode ser acessado pela intranet do Tribunal, bem como o tutorial para a utilização do aplicativo.

Pauta Auditoria

Já o Sistema Pauta Auditoria está em vigor na 1ª Auditoria de Brasília desde abril e deve ser implantado em toda a primeira instância nos próximos meses. O projeto foi ideia da juíza-auditora substituta Vera Lúcia da Silva Conceição, que viu a necessidade da modernização das pautas (veja vídeo).

“A idéia era um sistema com interface simples, com a possibilidade de conhecer o dossiê do acusado, do processo e que essa pauta pudesse ser partilhada dentro do cartório, com o Ministério Público e a defesa também”, disse a magistrada.

A Ditin desenvolveu o projeto de forma que pudesse ser utilizado em toda a primeira instância da JMU. O sistema elimina falhas de preenchimento da pauta, facilitando a consolidação das informações, e otimiza o tempo pois, além de aproveitar informações dos sistemas atuais, evita todo o trâmite de papel e comunicação telefônica, já que as notificações são feitas eletronicamente com as partes envolvidas. Além disso, a publicidade acontece além da sede da Auditoria.

Tudo isso também gera economia de papel e tonner para fotocópias e impressões, trazendo benefícios ao meio ambiente e à administração pública. “Por semana, eram impressas quarenta versões de pauta”, conta a juíza. Outro benefício será a padronização das pautas na JMU, por meio de uma gestão centralizada do sistema.

O ministro Artur Vidigal de Oliveira destacou em Plenário que o projeto é um dos classificados do Prêmio Innovare, promovido pelo Instituto Innovare, que reconhece e dissemina práticas inovadoras realizadas no âmbito do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e advocacia pública e privada de todo o país que aumentam a qualidade da prestação jurisdicional e modernizam a Justiça brasileira. O resultado será divulgado em 28 de novembro.


Notícias
  • Expediente

    1ª Auditoria 11ª CJM

    Juíza Federal da Justiça Militar
    FLÁVIA XIMENES AGUIAR DE SOUSA

    Juiz Federal Substituto da Justiça Militar
    CRISTIANO ALENCAR PAIM

    Horário de funcionamento
    12h às 19h

    Endereço
    Setor de Autarquias Sul, Quadra 03, Lote 3A, Asa Sul, Brasília/DF.

    Telefones
    (61) 3433-7649, (61) 3433-7610, (61) 3433-7603, (61) 3433-7615



    2ª Auditoria da 11ª CJM
    Juiz Federal da Justiça Militar
    FREDERICO MAGNO DE MELO VERAS

    Juiz Federal Substituto da Justiça Militar
    ALEXANDRE AUGUSTO QUINTAS

    Horário de funcionamento
    12h às 19h

    Endereço
    Setor de Autarquias Sul, Quadra 03, Lote 3A, Asa Sul, Brasília/DF.

    Telefones
    (61) 3433-7630, (61) 3433-7631, (61) 3433-7659, (61) 3433-7624

     

    Diretoria do Foro da 11ª CJM 

    Endereço
    Setor de Autarquias Sul, Quadra 03, Lote 3A, Asa Sul, Brasília/DF.

    Distribuição
    (61) 3433-7665

    Protocolo-Geral:
    (61) 3433-7635

    Telefax Protocolo-Geral:
    (61) 3433-7619