Ministro Ten Brig Ar Cleonilson Nicácio Silva

 
 
330-nicacio

 

 

 

 

DADOS BIOGRÁFICOS

 
Nascimento – 10 de fevereiro de 1948, Maceió – AL.
 
Filiação – José Nicácio Silva e Berenice Angelo Silva
 
Casado com Gizemar Negri Silva, com quem teve três filhos: Jorge Alberto Negri Nicácio (falecido), Patrícia Cristina Negri Nicácio, Lilian Cristina Negri Nicácio.
 
Formação e atividades principais – Praça de 20 de março de 1965. Declarado Aspirante-a-Oficial em 18 de dezembro de 1970. Promovido a 2º Tenente em 01 de agosto de 1971; a 1º Tenente em 31 de agosto de 1973; a Capitão em 23 de dezembro de 1975; a Major em 25 de dezembro de 1979; a Tenente-Coronel em 25 de dezembro de 1986; a Coronel em 31 de agosto de 1993; a Brigadeiro do Ar em 25 de novembro de 1999; a Major-Brigadeiro do Ar em 31 de julho de 2003; e a Tenente-Brigadeiro do Ar em 31 de março de 2007. Bacharel em Administração pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília; Pós-Graduação Lato Sensu em Análise Organizacional pela Fundação Getúlio Vargas de Brasília; Pós-Graduação Lato Sensu em Planejamento e Administração de Recursos Humanos pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal; e Especialização em Informática pela CTIS Informática de Brasília.
 
Principais cursos militares – Formação de Oficiais Aviadores (AFA); Aperfeiçoamento de Oficiais (EAOAr); Comando e  Estado-Maior (ECEMAR); Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra (ESG).
 
Cursos operacionais – Curso de Piloto de Helicóptero; Curso de Piloto de Transporte; e Curso de Piloto de Bombardeio. Possui mais de 5.200 horas de voo.
 
Principais cargos exercidos – Oficial de Pessoal, Operações, Material, Treinamento e Segurança de Voo de Unidade Aérea em Recife – PE; Comandante do Esquadrão de Pessoal da Base Aérea do Recife – PE;  Ajudante-de-Ordens  do  Ministro Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, no Distrito Federal; Oficial do Centro de Informações da Aeronáutica, em Brasília – DF; Oficial da Secretaria da Comissão de Promoções de Oficiais da Aeronáutica, em Brasília – DF; Comandante do  Grupo  de  Transporte Especial,  em  Brasília – DF; Oficial  do Estado-Maior  do Comando-Geral    do Pessoal,  em    Brasília – DF; Comandante da Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal; Adido de Defesa e Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil na França e acreditado junto ao Reino da Bélgica; Chefe da Seção de Planejamento Estratégico do Estado-Maior da Aeronáutica, em Brasília – DF; Chefe da 5ª e 6ª Subchefias do Estado-Maior da Aeronáutica, Brasília – DF; Comandante do VII Comando Aéreo Regional, Manaus – AM; Diretor do Departamento de Assuntos Internacionais do  Ministério  da  Defesa,  no  Distrito Federal;  Chefe  do  Estado-Maior de Defesa, no Distrito Federal; Diretor de Operações da Infraero; Presidente da Infraero, Brasília – DF; Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, São José dos Campos – SP; Presidente da Comissão de Promoção de Oficiais, Brasília – DF; e Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica e Presidente da Comissão de Promoções de Oficiais, Brasília – DF.
 
Condecorações – Ordem do Mérito Judiciário Militar; grau “Grã-Cruz”; Ordem do Mérito Aeronáutico, grau “Grã-Cruz”; Ordem do Mérito da Defesa, grau “Grã-Cruz”; Ordem do Mérito Naval, grau “Grande-Oficial”; Ordem do Mérito Militar, grau “Grande-Oficial”; Ordem do Mérito Rio Branco, grau “Oficial”; Ordem do Mérito Policial Civil do Distrito Federal; Medalha Militar de Platina com passador de Platina; Medalha Mérito Santos-Dumont; Medalha do Pacificador; Medalha Mérito Tamandaré; Medalha da  Vitória - Ministério da Defesa; Medalha Marechal Zenóbio da Costa; Medalha Tiradentes, Polícia Militar do Amazonas; Medalha Alferes Joaquim José da Silva Xavier, Policia Militar do Distrito Federal; Medalha Imperador D. Pedro II, Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal; Título de Cidadão do Amazonas; Título de Cidadão Benemérito de Envira, Amazonas; Ordem Nacional do Mérito da República Francesa, grau “Oficial”; Medalha da Ordem do Mérito da República Italiana, grau “Comendador”; Medalha da Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha; Medalha Mérito Militar de Portugal, grau “3ª Classe”; Medalha Francisco José de Caldas, grau “Oficial”, República da Venezuela; Piloto Honoris Causa da Força Aérea Argentina; Piloto Honoris Causa da Força Aérea Portuguesa; Medalha Santos Dumont, grau “Ouro”, outorgada pelo Governo do Estado de Minas Gerais e Ordem do Mérito Ministério Público Militar - grau "Alta Distinção".
 
Atividades no STM – Nomeado Ministro do Superior Tribunal Militar por decreto de 12 de novembro de 2010, tomou posse em 09 de dezembro do mesmo ano.

Comissões – Direito Penal Militar – Suplente (Expediente Administrativo nº 05/2011) e Membro (Expediente Administrativo nº 29/2012; Expediente Administrativo nº 07/2013); Comissão Especial com o objetivo de executar o Programa de Automação do Processo Judicial na Justiça Militar da União – Membro (Ato nº 109, de 29/06/2011; Ato nº 143, de 02/04/2013); Comissão Especial para superintender em alto nível o desenvolvimento do Programa de Gestão Eletrônica de Processos, Documentos, Arquivos e Informações da Justiça Militar da União - GEDAI - Membro (Ato nº 85, de 12/03/2012); Comissão de Regimento Interno - Suplente (Expediente Administrativo nº 07/2013).

Discursos Proferidos – Posse em 09 de dezembro de 2010. Posse do Ministro-Presidente do STM, Tenente-Brigadeiro William, em 16 de março de 2015 e Posse do Ministro Tenente-Brigadeiro Joseli, em 07 de maio de 2015.
 
Congressos, Seminários, Palestras - Em 2011, proferiu palestra no Ciclo de Conferência da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), na cidade do Rio de Janeiro/RJ, e aos futuros Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações da Aeronáutica, na Universidade da Força Aérea - UNIFA, Rio de Janeiro/RJ. Em 2012, proferiu palestra no "IX Encontro de Magistrados da Justiça Militar da União", realizado pelo Superior Tribunal Militar, na cidade de Fortaleza/CE; proferiu palestra no "VIII Seminário do Direito Militar da Guarnição de Santa Maria", realizado na Base Aérea de Santa Maria/RS. Ciclo de Conferências da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica - ECEMAR, realizado na cidade do Rio de Janeiro/RJ; proferiu palestra sobre o Superior Tribunal Militar no Centro de Instrução Especializada da Aeronáutica, no Campo dos Afonsos/RJ. Em 2013, proferiu palestra na Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR); proferiu palestra no I Seminário Conjunto ASPAER-COJAER, no âmbito do Comando da Aeronáutica, com o tema: "Limitações Humanitárias e Conflitos Bélicos". Em 2014, participou do "X Encontro dos Magistrados da JMU", realizado na cidade de Salvador/BA e do VIII Encontro Nacional do Poder Judiciário, na cidade de Florianópolis/SC. Em 2015, “XXth Congresso of the International Society for Military Law and the Law of War”, cujo tema central foi “Current International Crises and the Rule of Law”, realizado em Praga, Capital da República Checa; "XI Seminário de Direiro Militar da Guarnição de Santa Maria/RS", realizado em Santa Maria/RS. 
 
Participação como representante do STMEm 2011, Sessão em comemoração aos 42 anos da Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER) e em homenagem ao Doutor Ozires Silva, ex-presidente da Empresa, ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA e ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, realizada no Plenário do Senado Federal, em Brasília/DF; Solenidade de passagem do cargo de Comandante Militar da Amazônia, do Gen Ex Luis Carlos Gomes Mattos para o Gen Ex Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, ocorrida na cidade de Manaus/AM; Integrou a comitiva do Superior Tribunal Militar (STM) coordenada pelo Gabinete do Ministro Alte Esq Marcus Vinícius Oliveira dos Santos, em visita institucional ao Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) e ao Centro Experimental de Aramar (CEA), ambos localizados em São Paulo/SP; integrou a Comitiva do Superior Tribunal Militar em visita às instalações da Base da Força de Pacificação no Morro do Alemão e às Obras da Futura Base e Estaleiro de Submarinos da Marinha, respectivamente  nas cidades do Rio de Janeiro/RJ e Itaguaí/RJ; participou da Comitiva do Ministro-Presidente Alte Esq Alvaro Luiz Pinto, em visita técnica às 1ª, 2ª e 3ª Auditorias da 3ª Circunscrição Judiciária Militar sediadas, respectivamente, nas cidades de Porto Alegre/RS, Bagé/RS e Santa Maria/RS. Em 2012, visita ao Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), na cidade do Rio de Janeiro/RJ; Cerimônia de passagem de Comando da Diretoria de Intendência da Aeronáutica, realizada na cidade do Rio de Janeiro/RJ; "I Encontro Nacional sobre Processo Judicial Eletrônico", realizado no auditório do Conselho Federal de Justiça, em Brasília/DF. Em 2013, Participou da solenidade militar alusiva ao 30º aniversário do VII COMAR, em Manaus/AM; Visita a Organizações Militares do Exército e empresas de Ciência e Tecnologia, nas cidades de São José dos Campos/SP, Caçapava/SP, Taubaté/SP, Itajubá/MG, Piquete/SP, Sete Lagoas/MG e Confins/MG; Evento de encerramento do "8º Encontro de Jornalismo e do 19º Seminário de Jornalismo da Amazônia", em Manaus/AM; Cerimônia de entrega de Medalhas da Ordem do Mérito Judiciário Militar; Visitas Técnicas às Auditorias da 8ª e 12ª CJM. Em 2014, Participou da “Cerimônia de “roll Out” da aeronave KC-390” na EMBRAER, na cidade de Gavião Peixoto/SP. Participou como representante da Ministra Presidente do STM, do “VIII Encontro Nacional do Poder Judiciário”, em Florianópolis/SC. Em 2015, Participou da cerimônia de descerramento de uma placa comemorativa, instalada na antiga sede do STM, no Rio de Janeiro-RJ. Participou do "83º Ágape a Ìcaro" com a Segunda Turma do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica de 2015, na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Em 2017, Viagem ao Navio Doca Multipropósito Bahia, da Marinha do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, nos dias 23 e 24 de junho.  
 
Trabalhos publicados – MERCOSUL – A Integração e a Celebração de uma Aliança Militar Sul-Americana – Trabalho de conclusão do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra – 1996; As Forças Armadas e o Desenvolvimento Social do País – Trabalho apresentado na Sétima Rodada de Debates sobre o Pensamento Brasileiro sobre Defesa  e  Segurança,  organizada  pelo  Ministério  da  Defesa  –  2005;  e  A Militarização do Espaço: desafios para as potências médias – Trabalho apresentado no Ciclo de Seminários “Desafios Contemporâneos”, promovido pelo Ministério da Defesa, na Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, São Paulo/SP – 2010.
 
Homenagem - Escolhido como um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009 - Revista Época. Endereço eletrônico: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/1, EMI08773-15228,00.html
 
 
 
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
 
SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR. Diretoria de Documentação e Gestão do Conhecimento (Org.). Coletânea de Informações: Cleonilson Nicácio Silva. Brasília: DIDOC, Museu, 2017.

 

 

 

 

Última modificação em Quinta, 23 Agosto 2018 14:20
Mais nesta categoria