Ministro Ten Brig Ar Marcus Herndl

 
 
308-herndl

 

 

 

DADOS BIOGRÁFICOS

Nascimento – Em 14 de abril de 1937, Rio de Janeiro - RJ.

Filiação – Carlos Herndl e Eunice Brom Herndl.

Casado com Eleuza Rabelo Herndl, com quem tem dois filhos, Leônidas e Marcus Filho.

Formação e atividades principais:
Assentou praça em 03 de março de 1956, Aspirante a 18 de dezembro de 1958, 2º Tenente a 20 de julho de 1959, 1º Tenente a 31 de julho de 1961, Capitão a 10 de julho de 1965, Major a 31 de março de 1970, Tenente-Coronel a 30 de abril de 1976, Coronel a 31 de agosto de 1981, Brigadeiro-do-Ar a 31 de março de 1989, Major-Brigadeiro-do-Ar a 31 de março de 1993, Tenente-Brigadeiro-do-Ar a 25 de novembro de 1996.
Ao longo de sua carreira realizou os seguintes cursos: Formação de Oficiais Aviadores da Escola de Aeronáutica; Tática Aérea; Aperfeiçoamento de Oficiais; Comando e Estado-Maior da Aeronáutica; Preparação de Instrutor Acadêmico - Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica; Superior de Comando; Engenharia no Instituto Militar de Engenharia - IME. Cursos operacionais: Piloto de Bombardeio; Piloto de Reconhecimento Foto e Meteorológico e Piloto de Transporte, e exerceu os seguintes cargos: Oficial de Suprimento do 1º/10º GAv; Comandante da Esquadrilha de Adestramento da Base Aérea de São Paulo; Chefe do Grupo de Trabalho para Concepção, Projeto e Construção da Base Aérea de Anápolis; Representante do Ministério da Aeronáutica junto ao Conselho Nacional de Petróleo; Assessor-Chefe da Secretaria-Geral do Conselho de Segurança Nacional; Secretário da Comissão de Coordenação da Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (COPRON); Adjunto da Seção de Operações do Estado-Maior da Aeronáutica; Chefe da Seção de Planejamento Plurianual do Estado-Maior da Aeronáutica; Membro Representativo do Estado-Maior da Aeronáutica no Conselho Técnico da Aeronáutica e Espaço (CONTAE); Chefe da Seção de Política, Estratégia e Doutrina do Estado-Maior da Aeronáutica; Membro do Grupo Executivo para Implantação do Centro de Operações Aeroestratégicas (GECOA); Chefe da Seção de Planejamento Orçamentário do Comando-Geral do Ar (A-5); Chefe da Seção de Operações do Comando-Geral do Ar (A-3); Chefe da Secretaria da Comissão de Promoções de Oficiais da Aeronáutica (SECPROM); Comandante da VI Força Aérea; Comandante do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro; Vice-Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas; Secretário de Economia e Finanças da Aeronáutica; Presidente da Comissão de Promoções de Oficiais e Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica.
No exterior, exerceu os cargos de Adido das Forças Armadas junto à Embaixada do Brasil no Panamá; Diretor Honorário em Residência da Inter-American Air Force Academy; Presidente do Conselho Supervisor do Sistema de Cooperação das Forças Aéreas Americanas (SICOFAA), dentre outros.
Possui mais de 5.500 horas de vôo, em mais de 21 tipos diferentes de aeronaves entre propulsão convencional e a reação.
É membro eleito da Academia Brasileira de Engenharia Militar.

Condecorações
Ordem do Mérito Aeronáutico - Grã-Cruz;
Ordem do Mérito Judiciário Militar - Grã-Cruz;
Ordem do Mérito Forças Armadas - Grã-Cruz;
Ordem do Rio Branco - Grande Oficial;
Ordem do Mérito Naval - Grande Oficial;
Ordem do Mérito Militar - Grande Oficial;
Ordem do Mérito Ministério Público Militar - Alta Distinção;
Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina;
Medalha Mérito “Santos-Dumont”;
Medalha Mérito “Tamandaré”;
Medalha do Pacificador;
Medalha Prêmio do Colégio Militar do Rio de Janeiro;
Medalha Militar de Platina;
Medalha de Serviços Distingüidos de 1ª Classe do Governo da República do Panamá;
Passadeira de Honra ao Mérito da Força Aérea Panamenha;
Asas de Piloto Honorário da Força Aérea Panamenha;
Medalha Legião ao Mérito Confraternidade das Forças Aéreas Americanas – Grande Oficial;
Medalha do Mérito Aeronáutico da Força Aérea do Uruguai – Grande Oficial;
Ordem do Mérito Aeronáutico do Paraguai – Grande Oficial;

Atividades no STM - Nomeado Ministro do Superior Tribunal Militar, por decreto de 18 de fevereiro de 2000, tomou posse em 15 de março do mesmo ano.

Comissões - Jurisprudência - Suplente, 2000; Regimento Interno - Suplente, 2000/2002; Direito Penal Militar - Membro, 2000/2004; Conselho de Administração - Membro, 2004/2007.

Discursos proferidos – Posse em 15 de março de 2000; Saudação à Marinha do Brasil, por ocasião do “Dia do Marinheiro”, em 13 de dezembro de 2000; Saudação de despedida ao Ministro Ten-Brig-Ar João Felippe Sampaio de Lacerda Júnior, em 28 de fevereiro de 2002; Saudação de posse ao Ministro Ten-Brig-Ar Flávio de Oliveira Lencastre, em 13 de fevereiro de 2004; Saudação ao Exército Brasileiro, pela passagem, no dia 25 de agosto de 2005, do “Dia do Soldado”; Saudação em homenagem ao “Dia da Artilharia”, ocorrido em 10 de junho de 2006; Saudação de homenagem em comemoração ao “Dia do Marinheiro”, exaltando a figura de seu Patrono, o Marquês de Tamandaré (Ata 76ª Sessão), de 12 de dezembro do corrente ano.

Participação como Representante do STM - Cerimônia de entrega da Medalha da Legião dos Engenheiros Militares, realizada na Academia Brasileira de Engenharia Militar (ABEM) em São Paulo – SP; Visita ao Instituto do Coração – INCOR, em São Paulo – SP.

Palestras e Seminários - Em 2000, proferiu palestra sobre o tema “A Justiça Militar”, no IV Seminário de Justiça Militar, realizado em Santa Maria – RS. Em 2004, proferiu palestra sobre o tema “A Justiça Militar” no Hospital de Força Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro – RJ; proferiu palestra no I Seminário de Direito Militar, promovido pelo Comando Militar do Sul, em Santa Maria – RS; proferiu palestra no Programa de Instrução da Academia da Força Aérea (AFA), na cidade de Pirassununga – SP. Em 2005, proferiu palestra para os Acadêmicos do curso de Direito do Núcleo de Prática Jurídica da União Pioneira de Integração Social – UPIS, em visita ao Superior Tribunal Militar, em Brasília – DF; proferiu palestra no “V Seminário de Justiça Militar”, organizado pela Base Aérea de Santa Maria e pela 3ª Auditoria da 3ª CJM, na cidade de Santa Maria – RS.

Aposentado por decreto de 21 de março de 2007, publicado no Diário Oficial, Seção 2, do dia 22 subseqüente.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

SUPERIOR TRIBUNAL MILITRAR. Ata da 10ª Sessão Administrativa, 12.04.2000, p. 02.

______. BJM nº 22, 19.05.2000, p. 630.

______. Diretoria de Documentação e Divulgação (Org.). Coletânea de Informações: Marcus Herndl. Brasília: DIDOC, Museu, 2007.

______. Ata Sessão Solene, 12.11.1999, p. 1-9.

Última modificação em Segunda, 09 Março 2015 16:54
Mais nesta categoria