Ministro Gen Ex José Luiz Lopes da Silva

306-luiz

 

 

 

DADOS BIOGRÁFICOS

Nascimento – Em 03 de outubro de 1934, Ponta Porã - MS.

Filiação – Oscar Lopes da Silva e Olga Avellar Lopes da Silva

Formação e atividades principais:
A 02 de fevereiro de 1953, foi incluído nas fileiras do Exército e no estado efetivo da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), oriundo do Colégio Militar do Rio de Janeiro. Declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Cavalaria em 15 de fevereiro de 1955. Além do curso de formação possui os cursos da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e Escola Superior de Guerra. No exterior, possui o Curso Avançado de Blindados – Fort Knox – EEUU, Curso de Estudos Estratégicos de Defesa, Ministério da Defesa – Londres – Inglaterra e Curso de Política Exterior da Universidade de Kentucky – Estados Unidos da América.
Ao longo de sua vida militar exerceu, entre outras, as funções de Ajudante de Ordens do Comandante do IV Exército; Ajudante de Ordens do Diretor de Remonta; Instrutor do Centro de preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e da Escola de Comando e Estado Maior do Exército; Comandante do 5º Regimento de Cavalaria Mecanizado; Comandante da 1ª Brigada de Infantaria Mecanizada; Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste; Diretor de Armamento e Munição; Comandante da 3ª Divisão de Exército; 2º e 5º Subchefe do Estado-Maior do Exército; Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército; Comandante Militar do Leste, sua última comissão na Força Terrestre antes de assumir o cargo de Ministro do Superior Tribunal Militar. Representou o Ministério do Exército na Secretaria-Geral do Conselho de Segurança Nacional.

Condecorações:
- Ordem do Mérito Militar - Grande Oficial;
- Medalha do Mérito Naval - Grande Oficial;
- Medalha do Mérito Aeronáutico - Grande Oficial;
- Medalha da Ordem do Mérito das Forças Armadas - Grande Oficial;
- Ordem Nacional do Mérito - Cavaleiro;
- Ordem do Rio Branco - Grande Oficial;
- Medalha da Ordem do Mérito Judiciário Militar - Grã-Cruz;
- Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina;
- Medalha do Pacificador;
- Medalha Mérito Santos Dumont;
- Medalha Mérito Tamandaré;
- Medalha Marechal Hermes - Bronze com uma Coroa;
- Medalha Mérito Avante Bombeiro;
- Medalha da Vitória;
- Medalha Marechal Mascarenhas de Morais;
- Medalha do Mérito do Ex-Combatente do Brasil;
- Medalha Pedro Ernesto;
- Medalha Militar e Passador de Platina – por 50 anos de bons serviços;
- Ordem do Mérito Ministério Público Militar - Alta Distinção;

Atividades no STM - Nomeado Ministro do Superior Tribunal Militar, por decreto de 28 de outubro de 1999, publicado no dia 29 subseqüente, e empossado no dia 12 de novembro do mesmo ano.

Comissões - Regimento Interno – Membro, 2002/2003 e Presidente, 2004; Conselho de Administração – Membro, 2002/2004.

Publicações - “Uma visão brasileira da Guerra das Malvinas”, publicada no Royal College of Defence Studies.

Participação como Representante do STM - Abertura do I Congresso de Direito Penal Militar, em Juiz de Fora – MG; Cerimônia de sepultamento do General-Exército Plínio Pitaluga, Presidente do Conselho Nacional da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil; II Encontro Internacional de Direito Humanitário e Direito Militar em Florianópolis – SC; I Simpósio de Direito Militar, realizado em Resende, na Academia Militar das Agulhas Negras.

Palestras e Seminários - Em 2000, proferiu aula inaugural do “XXV Ciclo de Estudos sobre Direito Penal Militar”, realizado no Comando Militar do Leste, no Rio de Janeiro - RJ. Em 2001, proferiu palestra sobre “A Justiça Militar da União” no I Congresso de Direito Penal Militar, promovido pela 4ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Juiz de Fora - MG. Em 2002, proferiu palestra na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército - ECEME, Rio de Janeiro - RJ; proferiu palestra no “Ciclo de Estudos de Política e Estratégia” na Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - ADESG, Delegacia Regional em Goiás, Goiânia - GO.

Aposentado a partir de 04 de outubro de 2004, conforme decreto de 19 , publicado no Diário Oficial, Seção 2, de 20, tudo do mesmo mês e ano.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR. Diretoria de Documentação e Divulgação (Org.). Coletânea de Informações: José Luiz Lopes da Silva. Brasília: DIDOC, Museu, 2007.

_________. Ata Sessão Solene, 12.11.1999, p. 1-9.

Última modificação em Segunda, 09 Março 2015 14:53
Mais nesta categoria