Ministro Alte Esq Domingos Alfredo Silva

301-domingos

 

 

 

DADOS BIOGRÁFICOS

Nascimento – Em 02 de janeiro de 1933, Rio de Janeiro - RJ.

Filiação – Walter Pires Silva e Hilda Valente da Silva.

Casado com Maria Helena Migueis Silva, com quem tem três filhos

Formação e atividades principais:
Declarado Aspirante-a-Oficial em 31 de março de 1951; Guarda-Marinha em 21 de março de 1956; Segundo-Tenente em 30 de dezembro de 1956; Primeiro-Tenente em 30 de janeiro de 1959; Capitão-Tenente em 12 de janeiro de 1961; Capitão-de-Corveta em 03 de junho de 1966 - por merecimento; Capitão-de-Fragata em 01 de junho de 1971 - por merecimento; Capitão-de-Mar-e-Guerra em 31 de agosto de 1978 - por merecimento; Contra-Almirante em 31 de março de 1985; Vice-Almirante em 31 de março de 1989; Almirante-de-Esquadra em 31 de março de 1993.
Em sua vida castrense, realizou os seguintes cursos: Escola Naval, 1955; Aperfeiçoamento de Comunicações, 1959; Básico da Escola de Guerra Naval, 1970; Comando e Estado-Maior da Escola de Guerra Naval, 1972; Socorro e Salvamento, "International SAR School" U.S. Coast Guard, U.S.A.; Comando e Estado-Maior das Forças Armadas da Escola Superior de Guerra, 1976; Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra, 1987. Bacharelou-se ainda, em Engenharia Civil, 1976.
Dentre as principais funções exercidas na Marinha do Brasil podem ser destacadas as seguintes: Encarregado de Divisão do Caça-Submarino Graúna; Encarregado de Divisão do Contratorpedeiro Benevente; Encarregado de Divisão do Cruzador Tamandaré; Comandante do Navio Patrulha Piranha; Ajudante de Ordens do Gabinete do Ministro da Marinha; Encarregado do Grupamento de Lanchas de Desembarque; Assistente da Diretoria de Hidrografia e Navegação; Chefe de Departamento do Contratorpedeiro Paraná; Oficial do Estado-Maior do Comando-em-Chefe da Esquadra; Comandante da Corveta Ipiranga; Chefe de Departamento do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão; Oficial do Estado-Maior do Comando de Operações Navais; Comandante do Quartel de Marinheiros; Vice-Diretor do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha; Comandante da Fragata Liberal; Adido das Forças Armadas no Japão e República da Coréia; Subchefe do Estado-Maior da Armada; Subchefe do Comando de Operações Navais; Comandante da Força de Contratorpedeiros; Diretor da Diretoria de Obras Civis da Marinha; Subcomandante da Escola Superior de Guerra; Comandante do Comando do 4º Distrito Naval; Diretor-Geral do Material da Marinha; Diretor da Diretoria-Geral de Navegação; Comandante do Comando de Operações Navais; Chefe do Estado-Maior da Armada.

Condecorações:
Serviço Militar - 40 anos; Mérito Tamandaré; Mérito Marinheiro - Duas Âncoras; Ordem do Mérito Naval - Grã-Cruz; Mérito Santos Dumont; Medalha do Pacificador; Ordem do Mérito das Forças Armadas - Grande Oficial; Ordem do Mérito Militar - Grande Oficial; Ordem do Mérito Aeronáutico - Grande Oficial; Ordem do Rio Branco - Grã-Cruz; Ordem do Mérito Judiciário Militar - Grã-Cruz; Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho - Grã-Cruz; Medalha Naval de Serviços Distintos; Ordem do Mérito Ministério Público Militar – Alta Distinção; Ordem do Mérito Marítimo da França - Oficial; Mérito da República Italiana – Comendador

Atividades no STM:
Nomeado Ministro do Superior Tribunal Militar, por decreto de 22 de janeiro de 1997, publicado no Diário Oficial, Seção 2, do dia 23 subseqüente, tomou posse em 18 de março do mesmo ano.

Comissões:
Regimento Interno – Membro, 1997/99; Elaboração de Normas para avaliação dos Juízes-Auditores Substitutos em Estágio Probatório – Membro, 1998; Direito Penal Militar – Membro, 1999/2002; Conselho Deliberativo do Plano de Saúde da Justiça Militar da União – Membro, 2001/2002.

Participação como Representante do STM:
Seminário “La Juridiction Militaire”, promovido pela “Société Internationale de Droit Militaire et de Droit de la Guerre”, realizado na cidade de Rodes, Grécia, em outubro de 2001.

Palestras e simários:
Em 2000 e 2001, proferiu palestras sobre o tema: “A Justiça Militar” destinadas aos Oficiais alunos da Escola de Guerra Naval, realizadas na referida Escola, na cidade do Rio de Janeiro – RJ.

Aposentou-se conforme decreto de 18 de dezembro de 2002, publicado no Diário Oficial da União, Seção 2, de 19 do mesmo mês e ano.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR. Diretoria de Documentação e Divulgação (Org.). Coletânea de Informações: Domingos Alfredo Silva. Brasília: DIDOC, Museu, 2007.

Última modificação em Sexta, 24 Abril 2015 14:17
Mais nesta categoria